Voltar para o topo

Veja como usar Meta Description para melhorar o tráfego do seu site

Veja como usar Meta Description para melhorar o tráfego do seu site

SEO
mecanismos de busca seo tráfego orgânico tráfego pago

Como usar pequenos resumos (meta description) para melhorar o tráfego de um site?

Os resultados das buscas nos buscadores são exibidos com títulos em cores (azul) e fontes diferenciadas (maiores), abaixo desses títulos se encontram as Meta Descriptions que são tags em código HTML (basicamente descrições) que resumem o tema abordado em uma página. Tem papel importantíssimo na estratégia de SEO, pois explica aos mecanismos de busca e aos usuários o conteúdo que será encontrado na página após o clique no link que é exibido na busca, ou seja torna o mais atrativo. Veja abaixo mais algumas funções:

  • Utilizadas para atrair tráfego para o site, uma vez que despertam atenção para o clique dos usuários que pesquisam sobre o seu negócio;
  • Nos resultados da busca é o texto descritivo que aparece abaixo do título;
  • Servem como complemento para que os usuários entendam a intenção do link em que irão clicar;
  • Poderá facilitar a exibição do seu conteúdo mediante um termo de pesquisa (palavra-chave) nos buscadores;
  • Deve realizar a descrição sucinta e objetiva do conteúdo de uma página.

Tá, mas e onde a Meta Description aparece?

O texto da Meta Description não é exibido na página do site, vai aparecer no código e resumidamente na busca, ou seja o texto no código será lido pelos buscadores para exibi-los aos usuários.

Dicas para criação de Meta Descriptions

A elaboração das meta descriptions do seu site ou blog deve ser visto como parte da estratégia de SEO, levando em consideração a importância delas no processo de obtenção de tráfego para o seu site através dos buscadores.

Neste processo é preciso dedicar tempo na pesquisa de palavras-chave, e dedicação na elaboração do “resumo” levando em consideração que este processo influencia de forma direta que seu conteúdo seja localizado. Veja abaixo dicas para aproveitar ao máximo esta estratégia:


1. Seja verdadeiro (a)

Se o usuário clicar no seu link no resultado de pesquisa e não encontrar o que buscava, poderá deixar sua página, o Google vai entender que seu site não está oferecendo conteúdo relevante, o índice de qualidade da página será penalizado (aumento da taxa de rejeição).

2. Seja objetivo (a)

Independente do tamanho do conteúdo da página, ela deve tratar um assunto específico, esse é o foco na hora de criar a Meta Description. Foque no que o usuário quer saber!

Nota: Mas como eu sei o que usuário quer saber? Fique de olho no nosso blog, na próxima semana vamos disponibilizar um material completo sobre pesquisa de palavras-chave.

3. Responda estas 3 perguntas:

  • Por que eu deveria clicar neste link?
  • O que eu pretendo encontrar nesta página?
  •  Quais são os benefícios relevantes que encontrarei ao ler este post?

Se você conseguir responder estas questões com criatividades, você está no caminho certo para criação de Meta descriptions de sucesso!

4. Instigue o usuário a saber mais, desperte o interesse

Uma Meta Description bem feita é aquela que consegue informar e ao mesmo tempo chamar a atenção dos usuários. Se você usar da criatividade e da capacidade de persuasão na elaboração das metas descriptions terá mais chances de usuários realizaram uma ação, neste caso o clique.

5. Utilize CTAs (calls-to-action)

Se você pretende usar uma mensagem persuasiva e quer que o usuário tome uma decisão rápida, nada melhor que explorar as chamadas para ação (CTA´s). Elas definem exatamente o que você quer que o usuário faça.

Para incentivar esta ação você pode associar o clique a algum benefício que ele irá encontrar se acessar o conteúdo.

Exemplos:

  • Não cobramos taxa de cadastro
  • Inscrição grátis
  • Sem taxa de adesão
  • Baixe gratuitamente
  • Aprenda conosco
  • Reserve sua consultoria hoje mesmo

Nota: Você pode utilizar de técnicas de neuromarketing para auxiliar neste processo, um bom exemplo são os gatilhos mentais” que podem ativar em algumas pessoas a necessidade de acessar aquele conteúdo.

Você pode explorar técnicas como:

  • Senso de Urgência: “acesse agora”
  • Curiosidade: “veja como nós fazemos, revelamos o nosso segredo”
  • Escassez: “para as primeiras 20 reservas”, “último lote”, “somente hoje”
  • Autoridade: “a empresa mais premiada no segmento”, “35 anos de tradição”

6. Utilize no máximo 140 caracteres

O Google exibe em seus resultados apenas 160 caracteres, embora esse número varie às vezes, para mais ou para menos. Então, de nada adianta escrever mais que isso se o buscador não exibir. Escreva o essencial e certifique-se que o conteúdo ficará visível.

7. Utilize a palavra-chave com esperteza 

Toda página deve ter uma palavra-chave que sintetiza o seu tema. Isso é importante em SEO para que o Google entenda sobre o que trata o conteúdo e mostre a página para quem pesquisou por esses termos.

  • Faça uma pesquisa de palavras-chave: para identificar quais são as mais relevantes para o seu segmento, essa pesquisa não deve ser feita apenas uma vez por ano, ela deve ser realizada de forma constante. Os termos de pesquisa podem mudar ao longo do tempo, e você pode encontrar termos com menor competitividade e alto volume de buscas se de fato conhecer o seu negócio e como a sua persona poderá buscar por seus serviços. Na Meta Description, ela deve ser usada para mostrar ao usuário que a sua página é relevante para a busca dele;
  • Atente-se para usá-la sempre de maneira natural no texto, ficar repetindo muito vezes a palavra-chave poderá ser visto como um artificio, e isso é penalizado;
  • Atente-se para ter uma Meta Description para cada página do seu site.


E aí, já está ansioso (a) para iniciar a desenvolver uma estratégia de SEO completa no seu site? Entre em contato com nosso time de especialistas

contatar


Créditos das Fontes: Rock Content, Neil Patel e Resultados Digitais

Por Fábio Brand de Nunes


Pesquisa
Siga-nos nas redes sociais
Quer ficar por dentro das novidades? Siga-nos nas rede sociais!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies.