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Como aumentar conversões do seu site?

CRO
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Vamos falar sobre conversões? 

Conversões são ações que você deseja que o visitante realize ao acessar o seu site, podendo ser o preenchimento de um formulário de contato, mensagem por WhatsApp, e-mail, ligação telefônica e até vendas.

Conversões podem ser entendidas como as ações que os usuários realizam no ambiente do seu site ou landing page, estas ações visam gerar negócios.

O que é a taxa de conversão?

taxa de conversão de um site é a percentual de visitas que geram uma conversão previamente definida. Essa taxa pode ser calculada para realização de análises das ações mais assertivas.


Como eu posso descobrir o número de acessos no meu site? A principal ferramenta para realizar esta análise é o Google Analytics.

Agora que você já sabe como identificar o número de visitas ao seu site é preciso fazer um levantamento de quantas conversões seu site gerou em determinado período. Não esqueça de contabilizar todas as conversões, lembre-se a venda não é a única conversão que seu site pode gerar.

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O que é otimização de conversão?

CRO: Conversion Rate Optimization, são otimizações que visam aumentar a taxa de conversão no ambiente do seu site ou landing page. Essa estratégia possibilita o ROI: retorno sobre o valor investido nas ações de marketing, buscando o maior número de conversões de visitantes para clientes.

A aplicação de uma estratégia de conversões é indispensável para qualquer negócio que busca ter resultados de alta performance, não só no site, mas em todos os canais e pontos de contato digitais.

Por que fazer otimização de conversão?

Todos os esforços para divulgação do seu negócio nos meios digitais podem direcionar para o ambiente do site, uma vez que podemos considerar que o ambiente do site é a ‘sua casa”, neste ambiente você não possui limitador de caracteres, não precisa obedecer critérios de proporção de imagens para texto, e considerar padrões pré-estabelecidos.

Os principais benefícios observados são

  • usuários percebem valor: a experiência do usuário em todos os pontos de contato com a marca é importantíssima na tomada de decisão. Imagine que você está anunciando no Google seu produto ou serviço, um usuário interessado poderá clicar no seu anúncio e será direcionado para o ambiente do site, até aqui tudo certo. Mas se o usuário não localizar as informações do anúncio no ambiente do site? se estiverem confusas?, mal organizadas, formulários que não funcionam, contatos escondidos, o ícone do WhatsApp não funciona, ich....deu ruim. Sites com alta taxa de conversão são os que proporcionam uma experiência positiva e fluida para os usuários, assim eles podem realizar ações de forma intuitiva;
  • riscos reduzidos: todas as alterações e otimizações propostas devem ser testadas individualmente para acompanhar sua performance. Somente otimizações “aprovadas” nos testes são implementadas (teste A/B);
  • aumento do faturamento: quanto maior a taxa de conversões, maior será o seu volume de vendas, sem custos adicionais;

Como otimizar sua taxa de conversão?

Uma estratégia de CRO eficiente não é tarefa fácil. Nove para cada dez testes, não apresentam melhorias significativas no desempenho dos sites. 

Para ter sucesso na estratégia de CRO algumas etapas não podem ser negligenciadas:

  • Coleta de dados: jamais utilizar tendências pessoais na tomada decisões, cada decisão deve ser baseada em dados;
  • Ferramentas de análise: entenda como os usuários navegam no seu site, existem diversas ferramentas de análises e muitas delas são free;
  • Mapas de calor e mapas de rolagem: relatórios que apresentam os pontos que prendem a atenção dos usuários, quanto tempo permanecem em cada sessão e onde eles clicam;
  • Testes de usabilidade: os usuários não podem ter dificuldades para localizar as informações (soluções) para os seus problemas. Considerar o que interessa e o que não interessa para os usuários, como informações técnicas demais, falta de informações importantes ou excesso de conteúdo na tela;
  • Foco: as páginas devem contemplar o conteúdo apresentado no título;
  • Teste A/B: prove as hipóteses, compare versões e os resultados gerados;


 

 

Ficou curioso para descobrir como melhorar as conversões no ambiente do seu site?

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